Quarta-feira, 11 de junho de 2025
Visualizada: 78 vezes
Reunião em 10 de junho em Curitiba apresentou boletins de desempenho, com participação de gestores municipais e do secretário Roni Miranda.
Ouvir matéria
Em 10 de junho de 2025, gestores municipais, secretários de Educação, coordenadores pedagógicos e assessores dos 399 municípios paranaenses se reuniram na Universidade Positivo, em Curitiba, para a divulgação oficial dos Resultados de Alfabetização do Educa Juntos 2024. O encontro, realizado em parceria entre a SEED?PR (Secretaria de Estado da Educação) e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), foi conduzido pelo secretário estadual da Educação, Professor Roni Miranda, e contou com apoio do presidente da AMP, prefeito Marcel Micheletto.
O evento teve início às 13h com a entrega dos boletins por município, seguida de uma breve solenidade e do pronunciamento de Miranda, que destacou a importância do programa para a gestão municipal, além dos impactos nos indicadores educacionais e na liberação de recursos estaduais. Uma das palestrantes foi Lina Katia Mesquita de Oliveira, da Fundação CAEd (UFFJ), que abordou o uso dos resultados das avaliações e estratégias de intervenção pedagógica.
Representando o município de Flórida, os responsáveis pela educação acompanharam os números e análises dos resultados, reforçando o compromisso local com a melhoria da alfabetização infantil. A presença do município confirma sua adesão ativa ao regime de colaboração entre Estado e prefeituras, fundamento do Programa Educa Juntos.
Criado oficialmente pela Lei nº 21.323 de 20 de dezembro de 2022, o Educa Juntos promove apoio técnico e pedagógico aos municípios na alfabetização e nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco em práticas asseguradas por formação docente, materiais didáticos, avaliações diagnósticas e integração curricular.
O balanço também celebrou os avanços já visíveis no Estado, que flerta com os melhores resultados do País no IDEB graças ao programa. Segundo dados do MEC e Inep, o Paraná alcançou 6,7 pontos nos anos iniciais, resultado reforçado pela atuação conjunta entre Estado e municípios, reforçou o secretário Miranda.
A execução em rede do Educa Juntos - incluindo Flórida - sinaliza avanços significativos, mostrando que políticas estruturadas e cooperativas podem transformar o índice de alfabetização no Estado.
Fonte: Imprensa Florida
Prefeitura de Flórida recebe veículo para transporte sanitário
Secretaria de Saúde realiza Estratificação de Saúde do Idoso em Flórida
Arbitragem da 3ª Copa Vitinho define últimos detalhes para início da competição